Odontologia Estética
(não repare a qualidade das fotos, não sou bom em fotografia, mas estou melhorando)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Recessão gengival tratada com restauração




Conforme vemos nas setas em vermelho (foto3), paciente com recessão gengival nos dentes pré-molares e com restaurações extremamente pigmentadas em dois dentes anteriores. As setas em azul mostram a coloração acinzentada que aparecem pela transparência do esmalte devido às restaurações de amálgama de prata realizadas na face oclusal, como visto na foto 4. As fotos 1 e 2 representam, sucessivamente, o caso antes e após o tratamento ser realizado.
Essa recessão gengival, com perda de estrutura das raízes dentárias (podemos ver concavidades já formadas na raiz, próximo à gengiva), são ocasionadas em grande parte pelo uso inadequado da escova dental, com força em demasia. Procuro sempre perguntar aos clientes que apresentam esse quadro se eles comumente sentem que machucaram a gengiva após escovarem os dentes. Muitos, em sua maioria, confirmam isso. Então, embora a necessidade da higiene dental seja inqüestionável, escovação deve ser feita com cuidado, com pouca pressão e com o uso de escovas com cerdas macias. Os movimentos horizontais para escovar ainda é a técnica mais indicada, embora muitos ainda pensem que pincelar a gengiva, com movimentos verticais, seja o melhor para os dentes. Não! Com pressão adequada e movimentos horizontais, "vibratórios" e não extensos.
Na imagem ao lado vemos indicado pela seta vermelha o grau da irritação pela escova, com a evidência de erosão por atrito (clique na imagem para ampliar e ver o detalhe). Neste caso vemos também, indicado pelas setas azuis, que este dente já apresenta recessão gengival e tem ainda uma brida que piora ainda mais o seu prognóstico.
Mas voltando ao primeiro caso, as "manchinhas" brancas na primeira das quatro fotos são resquícios do material utilizado para proteger o dente contra a sensibilidade durante a realização do clareamento dental. Foi removido antes da realização definitiva da restauração do dente.