Odontologia Estética
(não repare a qualidade das fotos, não sou bom em fotografia, mas estou melhorando)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pequenos movimentos ortodônticos em odontologia cosmética

Caso onde, após ter sido realizado o clareamento e restauração dos dentes comprometidos esteticamente, decidi realizar pequenos movimentos ortodônticos para melhorar a resolução do caso. As primeiras imagens temos o caso em uma visão anterior e lateral, onde já ficava claro que a simples remoção da restauração escurecida, e a confecção de uma nova, não possibilitaria a conclusão do caso com a estética desejada por mim e pelo paciente, claro.





Resolvi realizar as restaurações mesmo assim para ter um parâmetro da estética conseguida, e, com a colocação de braquetes, em resina mesmo, que têm a desvantagem de pigmentar, e por isso são estéticos apenas por pouco tempo para um tratamento ortodôntico convencional, mas que são interessantes para esses casos rápidos.

Na imagem abaixo poderá ver os objetivos do tratamento. Passe o mouse sobre a imagem. Claro que para leigos será difícil a compreensão, mas numerei os dentes (numeração utilizada por nós, dentistas) para que mesmo os leigos, aqueles mais curiosos, claro, hehe, possam entender. Iniciei movimentando o dente 11, em direção à linha média, neste caso os dentes inferiores estão melhor posicionados, como indica a seta. Após isso ter sido conseguido, em 2 dias, restaurei temporariamente o dente 12, aumentando-o em direção ao espaço criado pelo movimento do dente 11.
Alterando um pouco o pequeno movimento iniciado, colei outro braquete no dente posterior ao dente 23, conjugando-o (amarrei-o) ao 23, e faço agora (paciente ainda em tratamento), a aproximação do 22 em direção ao 23. Para isso fiz um desgaste de parte distal (lado posterior) da restauração do 22 (na imagem em vermelho).



Resumindo os objetivos: com o pequenos movimentos ortodônticos, após aproveitar o diastema (espaço entre os dentes anteriores) para melhorar a linha média, procurarei diminuir a largura dos dentes mais anteriores e dar simetria entre eles. A melhor indicação para o caso seria, sem dúvida, realizar a ortodontia, mas o paciente optou por não realizá-la, mas o convenci a realizar esses pequenos movimentos. O caso ainda está em andamento, e colocarei as imagens aqui quando estiver concluído.