Odontologia Estética
(não repare a qualidade das fotos, não sou bom em fotografia, mas estou melhorando)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Clareamento Dental - Orientações

Manual para o clareamento doméstico, com orientações e protocolo de uso, para ler ou imprimir.


É possível clarear os dentes de todas as pessoas? É possível clarear os meus dentes?
Não, não é possível clarear os dentes de todas as pessoas,e essa é uma avaliação que só o dentista pode fazer, e é indispensável o exame para um diagnóstico correto. Por exemplo, em alguns casos o clareamento será mais difícil quando os dentes têm uma cor acinzentada. O paciente poderá até realizar a tentativa de clareamento, e sempre ocorre uma melhora, mas ele deve ter ciência do porquê de não estar clareando ou da maior dificuldade que está tendo. Outro fator que deve ser levado em consideração são os dentes pré-molares (logo atrás dos caninos) que já foram tratados com restaurações (obturações) de prata, e mesmo os dentes anteriores com restaurações de resina composta (as branquinhas) ou que têm cáries. Esses dentes terão uma reação ao agente clareador diferente dos dentes ainda íntegros, e poderão ficar manchados ou, em comparação com os clareados, passar a ter uma aparência mais escurecida, quando na verdade ele apenas manteve a cor original da restauração que não clareia sob a ação do agente clareador. Coroas em porcelana também não clareiam (se você tem, tem certeza qual é?) e o paciente pode se equivocar e, na procura da melhor estética, acabará prejudicando-a ainda mais.

O que influencia na definição da cor dos meus dentes?
Alguns indivíduos nascem com dentes com a matiz mais amarelada, enquanto em outros os dentes se tornam mais amarelados com o tempo, principalmente naqueles contumazes usuários de alimentos altamente pigmentados como café, chá, ou vinho tinto, além dos fumantes obstinados.
Manchas na superfície e descoloração, congênita ou por cáries de superfície, também podem comprometer a cor natural dos dentes, e a higiene precária, que ocasiona o acúmulo de placa bacteriana e tártaro também são fatores que afetam a cor dos dentes.
O uso da tetraciclina (antibiótico) durante o período de formação dos dentes também comprometem a cor, e, ao erupcionar, podem tornar-se acinzentados. A ingestão de flúor em demasia durante esse período de formação dos dentes também dá ao dente uma aparência manchada.
O envelhecimento do indivíduo, ou o tempo de função mastigatória dos dentes também altera a cor devido à alterações internas que ocorrem fisiologicamente como mecanismo de defesa aos traumas e micro-traumas.
Cáries extensas e traumas podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe uma cor marrom, cinza ou preta.

Tratamento:
A odontologia desenvolveu a técnica de alterar a cor do dente sem causar quaisquer danos às estruturas dentárias, internas e externas. O clareamento dos dentes é hoje uma necessidade para conquistar um padrão de beleza requerido pela sociedade ocidental. O que antes era pouco levado em consideração, hoje já é motivo de atenção de outros.

Como podemos clarear os dentes?

Antes de pensarmos em clarear os dentes temos que definir a causa da alteração da cor dos dentes, porque embora tenhamos diversos fatores que ocasionam isso, muitas vezes a coloração pode estar se dando apenas pelo acúmulo de tártaro, alimentos ou tabaco na superfície dos dentes, e estes ainda não tiveram tempo suficiente para também afetar a sua cor intrínseca. Para estes casos apenas a limpeza e polimento da superfície dos dentes já resolvem o problema.

Como funciona o clareamento dos dentes?

O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário ou em casa. Em ambos os métodos são utilizados um gel branqueador que oxida a mancha. Durante esse processo de clareamento é comum os dentes se tornarem sensíveis, mas isso não significa de forma alguma qualquer dano às estruturas internas ou externas destes. É um efeito colateral passageiro e completamente reversível após dois ou três dias de cessação do uso da técnica.

Caso clínico de clareamento doméstico

Caso clínico antes e após clareamento, com a segunda imagem de quatro anos após o clareamento ter sido realizado.