Odontologia Estética
(não repare a qualidade das fotos, não sou bom em fotografia, mas estou melhorando)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Odontologia Estética

A Odontologia estética pode ser realizada através de diversas condutas clínicas, com o clareamento de dentes naturais, com a correção do posicionamento dos dentes através do seu recontorno com pequenos desgastes (plastia dental), reconstruindo-os com resina composta em uma única seção, a confecção de coroas e próteses e o uso de implantes dentais.

Além da de ser eficaz para solucionar casos de comprometimento estético por cáries ou traumas circunstanciais, é também muito útil nos casos de problemas dentais adquiridos congenitamente, como na má formação dental, e pode ser uma solução definitiva para estes casos. Ela também substitui por próteses dentais os dentes não formados. Manchas na superfície dos dentes, de origem congênita ou não, podem ser removidas ou encobertas de forma imperceptível por diversos materiais e apresentam grande longevidade.

Veja alguns casos clínicos, que aqui serão postados aos poucos:


1)Correção de Diastema:




Paciente reclamava do espaço (diastema) entre os incisivos centrais superiores. Foi realizada a correção com resina composta, em uma técnica conservadora que não ocasiona qualquer desgaste nos dentes. Em virtude da dimensão reduzida dos incisivos laterais, foi tomado o cuidado em não aumentar demasiadamente os incisivos centrais para que não ocorresse uma discrepância muito grande entre incisivos centrais e laterais. Observe que mesmo o diastema não tendo sido completamente corrigido, a presença de saliva entre os dentes causou uma reflexão das superfícies proximais dos dentes, ocasionando uma ilusão que "fecha" o diastema.

2)Substituição de Restauração de Amálgama de Prata por Resina Composta




Paciente resolveu substituir as restaurações posteriores realizadas em amálgama, já razoavelmente oxidadas, por restaurações em resina composta. Observe que mesmo após a restauração ter sido substituída, a superfície dental remanescente ainda apresenta seqüelas na cor devido à penetração de óxidos metálicos, decorrentes dessa oxidação, no corpo da estrutura dentária. Em dentes posteriores a influência disso é irrelevante, mas nos pré-molares e primeiros molares superiores isso comprometerá a cor futura desses dentes.

3)Restauração em Resina Composta em dente posterior




Paciente com restauração de amálgama fraturada. Foi realizada a remoção, colocação de proteção indireta com cimento de ionômero de vidro e realização com resina composta. O caso demonstra os passos da realização da restauração com a escultura da anatomia dentaria realizada com brocas e finalizada com borracha abrasivas.